Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Nada iguala uma primeira vez

Ultimamente ouço amiúde na Radio um reclame que usa a questão 'primeiras vezes' para publicitar o seu produto. Vou imitar.
 
Escola
Não chores, vais ver que a tua mãe regressa daqui a pouco. Põe o dedo no ar, não tenhas vergonha por saberes responder, tampouco te acanhes por te ser fácil a leitura, a ortografia, a gramática e a aritmética. Aprendes rapidamente porque és uma menina inteligente. Pronto. Ninguém vai ser melhor que tu. Não te envergonhes de tal coisa. Nunca.
Fábrica de costura
Não te escondas. Fala com as outras pessoas. Não sabes fazer nada, e depois? Elas também não. Não sabes o que hás-de dizer? Resigna-te, essa é a tua essência, jamais mudarás. Mas quando te perguntarem se foste tu que estragaste o ferro de engomar diz que não. Quando te acusarem, nega até ao fim, não foste tu, não foi por tua causa que o ferro se estragou. Bate o pé, miúda. Manda à merda aquela flausina que por ser da tua idade te vai espicaçar, ela quer que a atenção se centre em ti para não notarem o quanto é desenxabida. És um elo fraco mas por favor não as deixes perceber isso.
Ateliê de costura
A dona Maria Eugénia gosta tanto de ti que não consegue ralhar contigo. Vais fazer muitas coisas mal-feitas, vais chorar mas sobretudo vais rir. A dona Vitória adora-te, e ensina tão bem, tanta paciência que existe naquele ser. Vais poder confecionar o teu próprio guarda-roupa e sentir-te especial. No fundo és uma jovem como as outras mas com roupas que mais ninguém tem igual.
Estaminé
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
Não te enerves.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Nunca vais ser uma boa balconista.
Mas.
Não.
Te.
Enerves.
E.
Sobretudo.
Não.
Fiques.
Triste.
Com.
Isso.
Agarra-te aos bons momentos que vais viver, às pessoas especiais que vais conhecer.
Jamais.
Esqueças.
Tais.
Coisas.
Não ponhas o pensamento sobre a insuportabilidade, que, nota bem, encontrarás inesperadamente. Não. Mas escreve. Hum-hum. Vais poder escrever até te doerem os dedos e a cabeça.

Sem comentários:

Arquivo do blogue