Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal 2015.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal 2015.... Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Primeiro

e

Último

Boa noite. São dezoito e vinte e dois. O tempo esteve, e está, porrerinho: sol de quando em quando, chuva que ameaça cair mas afinal até não e tal, temperatura coiso e mais não sei o quê. Sim, estou cansada desta minha ladainha, deixo-a hoje, enquanto não se me chegar novamente vontade, não mais farei registo do estado do tempo nestes 'Primeiros' posts. Ano velho no fim, hora de largar costumes... Hum, ou será largar coisas velhas, atirá-las janela fora, porta, varanda. Qualquer coisa. Ah, hoje é a última quinta-feira de dois mil e quinze; hoje é o último dia de dois mil e quinze; última noite, quando for dia será dois mil e dezasseis. Que venha. Inteiro. É bissexto. Ah ah. Este foi o ano em que inventei 'ah ah', eu a rir, e aquela coisa do ', não é. É.', eu a sublinhar, a querer companhia e concórdia. Ah ah. Bom, há para aí uma canção que diz que temos de ser isto e aquilo, canta a Des' ree na canção
'You gotta be'
(Iúve góta bi, ah ah)
É que a mulher anda a cantar há qu' anos.
You gotta be bad
You gotta be bold
You gotta be wiser
You gotta be hard
You gotta be tough
You gotta be stronger
You gotta be cool
You gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day
(Fonte: vagalume.com)
E vai que mudo de registo porque tenho uma imagem fofinha, que fiz eu, eu, mesmo eu e eu mesma, tem para aí uma semana, ou mais, hum, é mais, é, é de quando era Natal. E vai que risquei o 'Feliz Natal!' e acrescentei o '2016 Feliz!!!'. E vai que a história desta folha por mim, por mim, desenhada, agora me lembro, remonta ao tempo em que eu andava para aí a fotografar coisas que fossem pretas, coisas que fossem brancas e juntava o cor-de-rosinha, assim como que em apontamento, em realce discreto, se for possível juntar realce e discrição numa só imagem. E vai que sim, é possível, eu fiz isso, portanto... E vai que a folha era branca para aí há umas duas semanas. E vai que a fui preparando com aquilo a que se chama, e tão bem se chama, de bel-prazer. E vai que por cima de tudo pus uma camadinha de órton setaile número um do bifanqui das netes e ficou assim, ó:





É d' artita, não é. É. E vai que eu agora punha aqui o ego a comandar, ainda mais, este post e punha isto tudo a bôlde. Bôlde e ego é de acordo, um e outro, não é. É. Mas não. Agora a sèrio, ou mais ou menos, vá, este é o décimo milésimo ducentésimo nono post. De nada, ora essa.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Resquício de Natal

Olha só o que uma (suposta) menina que mora no meu prédio fez. Penso que foi ela, é a criança mais criança que lá mora, os outros são todos muito crescidos para fazer desenhos infantis como o que se vê e para precisarem que algum adulto escreva o 'Feliz Natal' e o '3º esq'. Muito boa, a surpresa de abrir a caixa do correio e encontrar uma preciosidade destas. Obrigada, menina do 1º dto, ficas tu também no meu blogue.


Resquício de Natal

São pedacinhos de papel que quem recortou fui eu. A ideia era pregá-los algures e dalguma maneira, em braços, pernas, nariz, cabelo, e tirar fotos que ilustrariam a quadra natalícia em termos de véspera de Natal, desejando as Boas Festas a todos e coiso. Só que não. Ou antes: sim, mas as fotos a mim ficaram tão mas tão que acabei por não.


Resquício de Natal

Os amigos imaginários trocaram presentes entre si. Presentes impalpáveis, claro, tipo assim:
tolerância bonomia brandura serenidade
A tolerância tem a bonomia em si mesma e a brandura não existe sem serenidade. Somos todos tão bons amigos. Amiguinhos do coração. Mesmo.


Resquício de Natal

Isto aqui é doce de abóbora que a vizinha da vizinha Gislena cofecionou. Fica tão bonito 'confecionou', não é. É. Isto aqui são folhas de lúcia-lima secas para fazer chá, só não sei se foi a vizinha da vizinha Gislena que apanhou, pôs a secar e enfrascou, mas fica tão bonito eu dizer que foi, não é. É. Fica também tão bonito dizer que é uma espécie de oferta de Natal da vizinha da vizinha Gislena. É por conta das vezes que a gente e atura, disse ela.


Em série

Durante uma série de posts vou, ainda, falar do Natal que, ao presente, é passado. Tem de ser. Mesmo. Estou atrasada, há registos a fazer. Tenho de. Mesmo.

Planos

A preparação do post anterior levou-me a pensar que ainda não registei os meus planos para a Noite de Passagem de Ano. Ora bem, então, coiso.

  • Caldo Verde
  • Tostas com Paté de Atum
  • Camarão Frito ou Grelhado, sei lá
  • Cogumelos Salteados em Manteiga e Alho
  • Pastéis de Bacalhau, se houver tempo
  • Pães Doces, mas com Frutos Secos e Fruta Crsitalizada
  • Doce de Bolachas de Chocolate, Leite Condensado e Natas
  • Salada de Frutas

Faltas de Ano Novo & Outras (atualização)

E lá fui eu ontem às compras, já na enga de comprar, não tudo, mas umas coisinhas. Rasurei as maçãs sem as ter comprado. Eu explico. Substitui as maçãs por peras, uma vez que acabei por comprar queijo roquefort, que não consta na lista nem constará, com a ideia de juntar esses dois num prato e acompanhar com vinho. Do Porto...? Acho que sim, que é ese o vinho do costume para acompanhar aqueles dois. Não deve ser nada mau.

crème fraîche; amêndoas aos quadradinhos; óleo; melaço; abacate; beringela; camarão; tomates; coentros; elixir bucal; cotonetes; amaciador de roupa; cif creme; papel higiénico; lixívia; superpop; farinha maisena; manga; morangos; maçãs; limas; lanches ricos filhos; leitinhos ricos filhos; cereais ricos filhos;

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Uma limpeza

Já limpei os óculos. Creio que a última vez que os limpei foi antes do Natal, não sei se foi mas tenho para mim que sim. De repente, num desses dias de descanso, dei por mim cansada dos olhos mas julguei tratar-se de tanto ver a tv e o pc à minha frente, que isto no Natal, a gente passa montes de tempo frente a ecrãs, não é. É. E vai daí hoje lembrei-me, eh pá, então, eu tenho mas é os óculos sujos! Será?! Era! Tanta mancha e tanto pó...! Pobres lentes...! Desgraçados olhos estes meus! Mas já está, já as limpei, agora estou aqui vivinha dos olhos que eu sei lá!
Entretanto, e fica já neste post por ter tudo a ver, eu no outro dia pus-me para aqui a escrever, ah tenho de me ir insinuar ao senhor do oculista, também há lá uma senhora, por sinal mais conversadeira, mas é que prefiro insinuar-me a um homem, é cá por coisas, mas adiante, eu a pensar ah tenho de me ir insinuar ao senhor e tal a ver se me dá outro frasquinho de líquido para limpar os meus óculos. Só por dizer que no outro dia, este dia aconteceu mais recentemente que o dia anterior, fui a casa dos meus pais e eis que ao abrir o armário para chegar não sei o quê à minha mãe me deparo com três, note bem: três, frasquinhos de líquido para limpar os óculos. E resolvi não guardar as minhas insinuações para o senhor do oculista e usei-as logo ali, com a minha mãe, que é a pessoa mais indicada para as receber, perceber e não as comentar.
'Ohhh, tu tens aqui três frasquinhos daquele líquido para limpar os óculos, mãe!'
'Então, queres um, leva, filha.'
As mães são seres especiais, e a minha é a melhor do mundo. Por conta da generosidade e inteligência maternal que me assistiu desde sempre, neste momento tenho um frasquinho de líquido para limpar os óculos, não sei muito bem onde mas sei que é lá em casa, agora que escrevo parece-me que está em cima da escrivaninha, ou dentro, junto às gavetinhas, e esse frasquinho aguarda o esvaziamento completo deste que consta do inventário da minha secretária no estaminé.

Faltas de Ano Novo & Outras (atualização)

crème fraîche; amêndoas aos quadradinhos; óleo; melaço; abacate; postais de Natal; beringela; camarão; tomates; coentros; elixir bucal; cotonetes; amaciador de roupa; cif creme; papel higiénico; lixívia; superpop; farinha maisena; manga; morangos; maçãs; limas; lanches ricos filhos; leitinhos ricos filhos; cereais ricos filhos;

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Post atrasado










Nota: este post é atrasado e não obstante é também um resquício de Natal.


Faltas de Ano Novo & Outras (atualização)

Nada como voltar ao mesmo, mesmo depois do Natal, claro, porque não, ora essa. Apresento a lista de faltas do supermercado atualizada, mostrando o que comprei e principalmente o que não comprei.

bacalhau; camarão; azeite; alhos; sal grosso; chocolate culinária branco; chocolate culinária preto; bombons; detergente máquina roupa; detergente máquina louça; chuchu; abóbora; beterraba; raiz d' aipo; cebolas; tomate; tostas; maionaise; atum; delícias do mar; amaciador de cabelo; avelãs; mel; doce de morango; manteiga de amendoim; natas; crème fraîche; amêndoas laminadas; amêndoas em farinha; amêndoas quadradinhos; amêndoas torradas; óleo; raiz de gengibre; melaço; farinha; massa folhada; lasanha fresca; rodelas rica filha; ovos; laranjas; limões; leitinhos rico filho; leites ricos filhos; cereais ricos filhos; lanches ricos filhos; sal máquina louça; abrilhantador máquina louça; abacate; batatas; três postais de Natal; cacau pó; coco ralado; fita-cola; beringela; grão lata; iogurte grego; queijo parmesão; cenouras; café; couve-flor; fermento de padeiro;

Portanto, tanto por isto como por aquilo, acabei por não comprar:

crème fraîche; amêndoas aos quadradinhos; óleo; melaço; abacate; postais de Natal; beringela;

E acrescento:

camarão; tomates; coentros; elixir bucal; cotonetes; amaciador de roupa; cif creme; papel higiénico; lixívia; superpop;

E vai daí tenho foto, por sinal giríssima:




Esta 'nova' lista de faltas do supermercado acontece por conta da Noite de Fim de Ano e do Dia de Ano Novo e, tal como aconteceu com a lista para a Noite da Consoada, divulgo todo o tipo de faltas, marimbando se têm que ver com esta época festiva ou então não. Resta-me ainda registar que apenas hoje constará a falta de 'postais de Natal', uma vez que doravante ficará demasiado estranho continuar na lista, se ademais já me desculpei no outro dia, assim:

«Olha, é assim, paciência, não comprei os postais de Natal enquanto os havia à brava, e agora está tudo escolhido e já só encontro os excessivamente caros e os menos bonitos. A ideia fica então para o ano, se me lembrar disso, claro.»

sábado, 26 de dezembro de 2015

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Primeiro

Boa noite. São dezanove e três. O dia esteve soalheiro e a temperatura subiu à brava. É Dia de Natal, ainda, só por dizer que já é de noite. Hoje é a última sexta-feira de dois mil e quinze.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas Festas!

Hoje não há post 'Primeiro', ainda que este seja o primeiro post do dia e creio que último, mas há a boa-noite, as horas que são e o estado do tempo:
Boa noite. São dezoito e quarenta e um. O tempo hoje apresentou-se tão húmido e cheio de nebulosidade como nos últimos dias. Também há a 'Conta de diminuir':

Faltam
zero dias
para a Noite da Consoada.

E pronto, resta-me desejar um Feliz Natal a toda a gente. De nada, ora essa. Ah, espera lá, deixo foto um bocado esquisita, foi o que foi o que consegui arranjar quando coloquei o fichai e o ortône setaile do bifanqui das netes por sobre umas macacadas que desenhei e escrevi numa folha em branco, quer isto dizer que fui eu que fiz. Bom, vou bazar que hoje não há muito tempo para estar aqui a coiso. Feliz Natal!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Conta de diminuir

Falta um dia para a Noite da Consoada.

Bacalhau

Foi o que arranjei para ilustrar esta saga tão pateta e que começou tão diferentemente disto que apresento hoje. Comecei por falar do bacalhau que comprara para o Nastal, e da caixa onde vinha, tirar fotos na varanda e falar das cores das fotos logo nos primórdios desta ideia a que já lá em cima considerei pateta. Pronto, esta é a foto d' hoje, tem preto, tem branco e tem cor-de-rosinha, não é. É.