Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

terça-feira, 7 de julho de 2015

Dias de um Ginásio

Ontem deixei escrito que ia ter uma consulta com o senhor professor de Pilates e tive. Vou chamar-lhe Pedro, porquanto é um nome que tem dês e érres na segunda (e última) sílaba, tal como o dele.
Foi bom ter aquela consulta, descobri que há um músculo no corpo, aliás, dois, chamados de ‘pessoas’. Ah, então temos mesmo pessoas dentro de nós, exclamei eu. O Pedro sorriu. Às tantas escreve-se ‘pessouas’. Ah ah. Eu depois pesquiso, assim me lembre de tal coisa. São esses os músculos que tenho afetados e que não me deixam andar direita. Fixam-se, veja-se, algures por ali nas pernas, ou lá que é, cruza por trás, pelas nalgas, ah pois, e fixa-se na lombar. São os músculos responsáveis por levantarmos as pernas para andar ou simplesmente as elevarmos em qualquer outra circunstância. E os meus pessoas (pessouas...?!) estão inflamados. Deixem-me só dizer, já agora, que as anotações acerca destes músculos foram feitas de cor, não pesquisei.
Pois é, o Pedro, calcou o polegar mesmo junto à minha crista ilíaca, mandou-me elevar ligeiramente a perna para sentir o meu pessoas...
Psoas, é psoas, fui pesquisar. Psoas, ah ah. Tenho os psoas inflamados, não os pessoas ou tampouco os pessouas. Ah ah.
Quando houve a certeza de onde se encontra o mal e após uma série de testes, tipo ‘estica a perna, puxa, dói-te?, espera aí, deixa-me pensar…’ O Pedro receitou-me uns certos alongamentos, isto no sentido de esticar os psoas e eliminar gradualmente a inflamação, bem como as dores.
E pronto, vim embora bem melhor, afinal o Pedro sabe onde mexe e por isso pressionou pontos críticos, pressão essa que me aliviou bastante. No fim agradeci-lhe imenso e ele despediu-se dizendo ‘de nada, é um prazer ajudar-te’.





lembra-te da sequência:
junta joelho;
afasta;
para trás;
empurra braço;
corpo direito;
três vezes ao dia, no mínimo… e quantas repetições…? oh céus…


Ver aqui alguma informação acerca dos psoas. Nesta página verifiquei que não existe plural do psoas, portanto quiçá seja só um músculo, mas eu, que já tinha o texto pronto e me referi um sem-número de vezes no plural, olha, paciência, fica assim, que mal não faz.

Sem comentários:

Arquivo do blogue