Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

sábado, 28 de novembro de 2015

Despensa

Na minha despensa havia um pacote de farinha torrada que comprei no senhor Adeodato há tanto tempo que creio firmemente não estar a exagerar se disser que foi há anos. Entretanto posso dizer que a minha mãe preparou imensas vezes papa de farinha torrada para alimentar o meu irmão, quando bebé, já eu, que vim meia dúzia de anos depois, não. Entretanto, devido à história algo tristonha desse tempo de vacas magras na juventude dos meus pais, um dia vi a farinha torrada à venda e toca de a comprar. Entretanto pesquisei na Internet como haveria de confecionar o bolo, pesquisa essa que também ocorreu seguramente há anos, e deparei-me com a frequente referência ao chocolate para juntar a esta farinha, não chegando mesmo assim a guardar nenhuma dessas receitas. E eis que hoje de manhã vi um dos episódios das 'Doces Iguarias de Rodolph' onde ele fez um bolo 'quatro amigos', que basicamente é feito com iguais quantidades de manteiga, açúcar, ovos e farinha, normalmente duzentos e cinquenta gramas de cada, sendo que os ovos são quatro. Então vai daí, com base nisto tudo inventei um bocado:

Bati 250 gramas de açúcar (usei branco) com 250 gramas de manteiga amolecida até ficar um creme quase branco, juntei os 5 ovos (eram pequeninos) um a um e por fim adicionei 250 gramas de farinha torrada, 50 gramas de cacau, 2 colheres de chá fermento em pó, que peneirara antes. Levei ao forno em forma untada e enfarinhada durante 40 minutos. Ah, tinha posto a corar uns 50 gramas de amêndoa picada e despejei por cima do bolo antes de o colocar no forno.

Entretanto já o provei, está bom, de facto a junção do torrado da farinha com o cacau é qualquer coisa de espectacular! Só não apresento foto porque entretanto escureceu e as fotos não iam ficar bem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue