Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Todos os meses

Loures, 1 de outubro de 2012

Faz hoje um ano dei início a uma ideia que não concluí por ter mudado de sítio. A ideia era fotografar a vista da minha varanda em todos os dias '1' durante um ano inteirinho, lembrei-me de ver até que ponto muda a paisagem, os aromas ou a atmosfera. Foi o único item que deixei inacabado no meu anterior blogue, mas ainda assim tenho dez fotografias. Lamentei um pouco esta minha falta mas depois marimbei, não se trata de nada crasso, por isso guardei para mais tarde a espécie de remissão. Ou seja: guardei para hoje.
Ontem reli os dez posts, observei as dez fotos e dei conta de que esta paisagem altera-se pouco, apesar de a vida avançar e as estações mudarem.
E agora vou acabar o post com uma catrefa de imagens muito parecidas, às quais juntarei as palavras que já anteriormente foram publicadas. Mas não sem antes mostrar a foto d' hoje, captada às 7:47...


Loures, 1 de outubro de 2012

Outubro 2011: Todos os meses
Todos os meses porque todos os meses acordo no mesmo sítio...
Agora, ao primeiro dia de cada mês é dia de fotografar a vista da minha varanda. O céu ditará as diferenças. A vegetação idem. Logo se vê o que sairá daqui. Ideias não me faltam, o que muito me apraz. Se são boas ou não é que já não sei.
Por pura coincidência, faz hoje quinze anos que passei a habitar oficialmente esta morada, o que não deixa de ser engraçado.
Hoje estava uma manhã fresca e clara. Um nevoeiro pouco denso dava mostras de se dissipar completamente não tardaria nada. O cheiro do ar pressagiava um dia muito quente. Tal e qual. Que calor!

Novembro 2011: A não esquecer
Todos os dias 1 pegar na máquina fotográfica,
colocá-la no bico do muro da varanda,
assim de modo a não se ver na imagem esse bico,
e clicar em direção à paisagem.
Eram oito horas e quarenta e oito minutos. O dia apresentava-se chocho. Normalmente chocho, uma vez que estamos em Novembro...

Dezembro 2011: Loures, 2 de Dezembro de 2011
E pronto, a fotografia foi tirada hoje, dia 2, às 8:09 da manhã. Não que o dia estivesse igual ao de ontem, não estava. Hoje está um dia lindo, mais quente - ou menos frio - que ontem. Até se pode dizer que está um dia bem agradável em termos meteorológicos.
Acerca do dia de hoje ainda tenho a dizer que esta data é gira...
02-12-2011
… Só porque sim. Mais ou menos como este post, que existe só porque sim.

Janeiro 2012: O dia primeiro ao dia segundo
É a vista da minha varanda, outra vez. O dia estava nublado, farrusco. Ou embrulhado, como diz a minha mãe. Eram nove horas e nove minutos da manhã.
Em Outubro propus-me esta saga de tirar fotografias aos dias 1 de cada mês, a ver se haveria diferenças. Não sei se as há. Porém, habita uma diferença no seguinte: hoje é dia 2...
Ontem foi dia de repasto e de 'refasto'. Quis fazer pouco, quis fazer quase nada, quis deixar de lado textos, fotos, blogue. Contei com a folga de hoje para publicar a dita foto e escrever um texto apressado.

Nota: esta é a primeira piscadela fotográfica de 2012.

Fevereiro 2012: 1 de fevereiro
Dantes tinha um quê especial com este dia, havia aqui um particular, aconteceu aí por volta da adolescência. Sei o motivo mas não tem lá muito interesse para o leitor. Estou a escrever porque sim e também. É mais ou menos isso. Um dia conto, com certeza. Mas não prometo, que não gosto nada disso.
Chegada à idade adulta, os dias 1 de fevereiro foram-se multiplicando, cada vez eram mais, a vida rolando, tomando contornos totalmente diferentes e remetendo para as profundezas da memória o que este dia significava para mim.
Hoje é dia 1 de fevereiro. Dia 1, 8:15. Logo, dia de tirar a fotografia da minha varanda, virada para o ponto cardeal do costume, o qual desconheço, pois falta-me saber acerca dessa temática orientadora.
Mas vamos ao aspeto geral da vista: tomara eu que à hora a que tirei a foto estivesse todo aquele esplendor branco que ontem se avistava lá ao fundo da imagem. Que pena, a geada esta noite não caiu tanto assim...

Março 2012: Imagem em atraso
O dia 1 chegou e foi embora sem que registasse a imagem do costume destes dias primeiros. Lembrei-me desta tarefa mais ou menos agendada somente ao final do dia.
No dia seguinte pisquei a minha máquina direito à visão do costume. E clique. E pronto. Eram oito e vinte.
No dia seguinte ao dia seguinte, hoje: dia 3, faço o registo no blogue. O que vale é que ninguém me ralha pelo atraso.
Costumo falar um pouco de como está o dia e tal. Pois bem, nesse dia 1 de março de 2012 chegou a chuva. A adorada, desejada e benfazeja chuva. De manhãzinha já não se via o sol. O mesmo andou escondido durante o resto da manhã, ao início da tarde deu um lamiré a baixo tom, depois desabou a humidade em pingas grossas e algo persistentes. Choveu e choveu e choveu.

Abril 2012: Abril, dia 1
Abril é para rimar com primaveril. Casual? Ou com águas mil. Composto?
Eram 8:38. O dia estava assim para o farrusco mas com tanto calor que podemos fingir que estamos no verão. O verão é que é a fingir, claro.

Maio 2012: O primeiro do mês
Dia 1 de maio de 2012; Dia do Trabalhador; Feriado; Dia de apresentar a etiqueta 'Todos os meses', atrasada, o que já começa a ser costume... Hoje é dia 2, não dia 1, apresento agora à noitinha o post de ontem.
Devido a esta etiqueta que criei, tenho reparado na quantidade de feriados que há aos dias 1. E ainda temos o 1 de abril e o 1 de junho, como sendo dias em que são especiais de alguma maneira.
O abril passou, deixando um rasto de águas mil e a certeza que o tempo ainda é o que era, tivemos aguaceiros e saraivadas, condições atmosféricas muito próprias de abril.
Ontem, mesmo já sendo maio, o dia não diferiu dum abril farrusco, aguacento e frio. É do frio que não gosto, da porra do frio... Estamos em maio, meus caros, maio, vamos lá a ver se o frio abala de vez.

Junho 2012: 1 de junho
Está um calor do caraças;
há um cheirinho a primavera no ar e, consequentemente, dentro do meu nariz;
a foto foi tirada às 7:56;
é Dia Mundial da Criança.

Julho 2012: Novo semestre
Dormi mal p'ra caraças, por isso a foto dos dias '1' tirada tão cedo, eram 7:57.
Hoje é domingo... Era suposto eu descansar e tal...
Acerca do estado do tempo, ora bem, é verão! Está tudo dito!

Sem comentários:

Arquivo do blogue