Gina, a mulher que tem um blogue

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sábado, 1 de agosto de 2015

Das películas; Das bolachas

Prelúdio
Aqui há semanas fiz quatro ou cinco de vídeos enquanto preparava as bolachas que comporiam um dos bolos do meu aniversário (ver aqui). Não foi a minha produção cinematográfica em matéria de bolachas, mas foi a primeira em que me filmei de corpo inteiro. Dum desses vídeos, o primeiro, pensei em (d)escrever os meus gestos e não publicar o vídeo. Ei-los, os gestos.

Gina abana a cabeça e dirige-se à mesa.
Gina tamborila os dedos como que a preparar-se para amassar.
Gina lembra-se do ovo, ah o ovo, diz ela, e vai buscá-lo ao armário e mostra-o aos espectadores.
Gina dança e canta enquanto parte o ovo.
Gina junta os ingredientes secos e os húmidos e os molhados e dança e canta.
Gina concorda que a canção que passa na Radio (One Last Time da Ariana Grande) é muito fixe, sim é muito fixe, diz ela.
Gina está alegre e abana muito a tola, tanto que tem de parar repentinamente para controlar a tontura, muito embora a aprecie por demais.
Gina divide a massa em duas bolas pegajosas.
Gina cantarola ‘não sei se andei depressa demais; mas sei que algum sorriso eu perdi’ (O Tempo Não Para da Mariza).
Gina cantarola ‘so, it's gonna be forever; or it's gonna go down in flames; you can tell me when it's over; if the high was worth the pain’ (Blank Space da Taylor Swift).
Gina rodopia e diz ao mundo que a roupa de andar por casa é a que tem vestida e que se aguentem com isso, vá.
Gina desaparece de cena para lavar as mãos no lava-louça.
Gina cantarola ‘but I got a blank space, baby; and I'll write your name’ (Blank Space da Taylor Swift).
Gina saltita.
Gina pesa amido de milho e cacau para juntar às duas bolas pegajosas.
Gina dedica atenção em primeiro lugar ao amido de milho.
Gina funde o ingrediente poeirento na massa.
Gina tem um trabalho do caraças a misturar o dito pó.
Gina dedica-se então ao cacau, mas, vai daí, numa ânsia, usa demasiado vigor e espalha pó castanho pela mesa, pelo livro de receitas, pela balança...
Gina apresenta, por isso, um ar teatral de desconsolo quando fita a lente.
Gina termina o amasso e prova a massa.
Gina divide a massa em duas bolas que tenta fazer do mesmo tamanho.
Gina coloca cada metade da massa em seu saco de plástico.
Gina sabe que as bolas estão pedindo frio para enrijar.
Gina tem um ar solene (e teatral) quando transporta as suas bolas até ao frigorífico.
Gina desaparece de cena porque o frigorífico não se encontra a jeito de aparecer na imagem, mas Gina sabe, ainda hoje, que introduziu as bolas de massa na prateleira do meio do seu frigorífico
Gina desliga a câmara e a vida continua indubitavelmente noutro contexto.

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