Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tenho uma amiga

Tenho uma amiga que me emprestou um livro. Bom, na verdade a minha amiga emprestou-me 'O Monte dos Vendavais' de Emily Brontë, portanto o que a minha amiga fez foi emprestar-me o livro. Minutos antes ela andara de roda da sua estante e eu esperara-a sentada na pontinha do seu sofá. Do corredor, numa voz lá longe, chegaram-me questões: se eu gostava deste ou daquele, se estaria interessada no género esotérico e tal. Vai daí disse impulsivamente que não. É então que ela me propõe algo suave e me coloca na frente o tal livro. Sempre quis lê-lo e, por alguma razão, acho que a razão aqui se chama destino (gosto tanto desta ideia, então e o chavão 'quis o destino'...? ah, que amor), nunca me deparei com uma oportunidade tão capaz como esta que agora descrevo. Então e sempre quis ler este livro porquê, não é. É. Porque esta autora é uma das manas Brontë e da outra mana (serão duas ou três? não sei...), Charlotte Brontë, li 'A Paixão de Jane Eyre' na adolescência e foi livro para nunca mais esquecer. Sem o facto de elas serem irmãs nada mais acrescento como motivo para tão grande desejo. Talvez desmistificar o facto de parecerem 'iguais' na escrita, duas (ou serão três...?) mulheres; irmãs; educadas no mesmo local (presumo); com as mesmas circunstâncias (hum, sei lá), quiçá o estilo literário da época a comandar a sua criatividade, pronto, esse tipo de coisas. Depois logo vejo se são diferentes na escrita, ou então não, que decerto emitirei opinião no blogue.

Posta-restante
Entretanto fui logo avisando a minha amiga que sou pessoa para levar anos até lhe devolver o livro, ao que ela respondeu que não fazia mal nenhum.

2 comentários:

redonda disse...

Um dos meus livros preferidos!
Havia outra irmã escritora, Anne Bronté (escreveu o Professor e penso que mais um ou dois livros), mas a minha preferida por esse livro é a Emile (também gostei de "A Paixão de Jane Eyre" mas não o elegi a um dos livros preferidos). Havia um irmão e pelo menos mais uma irmã que morreu em criança.

Gina G disse...

Agradecida pela informação, Redonda.
Sabes que à noite, quando despejo os posts que fui escrevendo durante o dia (não há internet no estaminé e é lá que escrevo a maior parte dos posts), já não há grande paciência para andar a pesquisar, e depois, mesmo mandando embora o cansaço e forçando-me a fazer a pesquisa, este post em particular teria de ser recomposto.

Arquivo do blogue