Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Términus

Terminei ontem de ler o livro 'Mãe', Pearl S. Buck. Adorei. Afinal não recordava pormenor nenhum, qual quê. Adorei uma vez mais, quero eu dizer, que como disse noutras vezes li este livro pela segunda vez. Adorei das duas vezes. Igual.
Como o título deixa antever, este livro relata a história de uma mãe que por ser abandonada pelo marido luta para manter a família unida e a reputação intacta, por mais que lhe custe e tenha inclusive de viver na mentira. É curioso como uma mulher analfabeta engendra planos no sentido de se defender da maledicência da pequena comunidade. Muito bom. Adorei, uma vez mais... Ah, já tinha dito, não é. É. Então pronto, coiso. É curioso, também, que me tenha entusiasmado tanto com a leitura deste livro e não tenha copiado para o blogue nenhum excerto da história. Muito curioso, que em todas as leituras que fiz, desde que tenho blogue, sempre tenho procedido assim, e desta vez não... Vou abrir o livro ao calhas e copiar o que achar por bem. Já venho.

Voltei. A página 53, em certa altura diz assim:

«Mas o dia nasceu e o homem não veio. Durante todo o dia, ficaram sentados nas suas roupas lavadas, as crianças limpas e receosas de se sujarem, e a velha com cuidado para não deitar salpicos de comida para o regaço, e a mãe obrigou-se a sorrir com segurança durante todo o dia; e dizia a todos: 'Ainda é dia e ele ainda pode vir.'»

2 comentários:

redonda disse...

Sei que o li há anos e que gostei...mas não me lembro de nada.
Tenho de o voltar a ler também.

Gina G disse...

Relê-o, então, e depois conta-me. ;)

Arquivo do blogue