Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ovos & Ovos

Num fim-de-semana qualquer inventar e tentar fazer um…

Bolo S. Marcos

Fazer um Pão-de-Ló com
6 ovos
Igual peso de açúcar
Metade do peso em farinha
Canela em pó
Bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos.
Juntar a farinha e a canela e mexer.
Levar ao forno durante uns 30 minutos num tabuleiro grande e untado e enfarinhado, por modo a ficar um bolo fino.
Fazer o Doce d'Ovos com
200 gramas de açúcar
1 decilitro de água
6 gemas
Levar o açúcar e a água até fazer ponto de qualquer coisa, tanto me faz, guiar-me pelo instinto. Pensando bem, acho que é o ponto estrada, id est: quando passar a colher o preparado fica dividido, como que faz uma estrada.
Retirar do lume e deixar arrefecer.
Juntar as gemas e mexer fortemente para não talhar.
Fazer o Chantili com
400 mililitros de natas geladas
100 gramas de açúcar
Bater vigorosamente as natas e a meio do batimento juntar o açúcar. Continuar a bater até a mistura ficar com picos.
Provar de doce. Se necessário juntar mais açúcar.
Fazer o caramelo com
200 gramas de açúcar
Salpicos de água
Levar ao lume o açúcar e a água até fazer um caramelo dourado.
Montagem do Bolo
Pode fazer doses individuais ou então um grande bolo. O processo será igual para as duas hipóteses.
Cortar uma tira de pão-de-ló, colocar chantili, cortar outra tira de pão-de-ló e pô-la por cima do chantili, cobrir com o doce d' ovos e por fim deitar o caramelo por cima.

5 comentários:

Olinda Gil disse...

Nunca sei: peso dos ovos como? Antes ou depois de partidos?

Gina G disse...

Não tendo a certeza, posso dizer-te que o meu instinto me guia para: antes de partidos. :)

Bom proveito

Gina G disse...

P.S.

Se calhar o meu instinto manda-me para aí para a gente não ter mais uma taça para lavar...

Olinda Gil disse...

Só há um modo de saber: experimentar

Gina G disse...

Sim, se bem que a doçaria é uma ciência exata (tanto de farinha para tanto de açúcar e tal e tal), não dá grande margem para 'erros', eu cá acho que as cascas de ovo são tão leves que não deve fazer grande diferença.

Arquivo do blogue