Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Calorias

Cusquei um livro de receitas (no lugar da musa, claro, e isto já tem semanas de acontecido e portanto não me lembro que livro cusquei) e encontrei um doce que me atraiu sobremodo. É um doce às camadas (nada a ver com o do post anterior mas foi por o escrever que me lembrei disto). A base é feita com uma massa tipo a das bolachas, que vai ao forno dentro de uma forma retangular, depois acrescenta-se uma pasta caramelizada e salgada, caramelo salgado é algo de sublime sabor, e finaliza-se com uma fina cobertura de chocolate. Para confecionar esta receita tenho de pesquisar no meu dossiê uma receita de barrinhas de limão cuja base se assemelha à desta receita. Faz-se isso então e deixa-se arrefecer. Entretanto, para prosseguir com a receita foi necessário decorar que ingredientes são usados para fazer o caramelo. São eles:
100 gramas de açúcar mascavado
100 gramas de manteiga
2 latas de leite condensado
1 colher de chá de sal
Para fazer o caramelo salgado:
Leva-se o açúcar e a manteiga ao lume brando, deixa-se derreter e junta-se as duas latas de leite condensado, mexendo até ferver. Depois disso deixa-se ferver durante mais ou menos cinco minutos ou até a mistura ficar espessa. Verter por cima da bolacha. Deixar arrefecer.
Para preparar o molho de chocolate recorro à minha experiência:
200 gramas de chocolate
100 mililitros de leite
Levar ao lume em banho-maria até derreter. Deitar por cima do bolo quando este estiver frio.

P.S.
Amanhã tenho de ir cuscar o livro novamente no sentido de saber que livro é, que autor é. Sei que é uma página 24, isso sei eu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue