Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Empastar

Estivemos as duas que tempos a ver se nos ocorria a palavra. Empastar.
'É isso mesmo, dona Adelina, empastar!'
'Vê menina, vê como eu me lembrei!'
Em alta costura, empastar consiste em que depois da prova no corpo do cliente um dos lados da peça de roupa sirva de bitola para o outro. Faz-se um alinhavo laço e com pontos compridos para que se abram as duas partes do tecido, cortam-se as linhas largas, separando assim as partes, obtendo-se a mesmíssima medida, que tudo quanto é roupa quer-se simetricamente confecionada.
A dona Adelina falou-me duma tábua que as costureiras usavam no seu tempo. Fiz admiração, não sabia de que tábua falava.
'Ó menina, não me diga!'
'Não conheço não, dona Adelina, nunca vi tal coisa.'
Disse eu, passando em revista as memórias mas sem resultados.
Contou-me que é uma tábua com um recorte arredondado para assentar na barriga e posta em cima do colo, era assim que se faziam os trabalhos de mão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue