Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

terça-feira, 29 de abril de 2014

Antes que abril termine...

… Tenho de registar o seguinte: há uma ou duas semanas apareceu no facebook uma novidade (para mim). Trata-se dum grupo de escrita onde apenas se publicam drabbles, sendo que um drabble é um texto formado por exatamente cem palavras, nem mais nem menos (título excluído). Dar uma vista de olhos aqui.
Então resolvi participar. O tema era 'Abril' e, por mero acaso já tinha um rascunho alusivo a esse tema mas com muitas mais palavras. Alterei-o e publiquei o resultado dessa alteração no facebook. Publico agora os dois textos. A primeira criação aparece em primeiro lugar, seguidamente o drabble.

Visão

Quando se avança praça de Londres (Lisboa) afora, há agora uma exposição para ver, a qual alude aos 40 anos da Revolução do 25 de abril, 40: esse redondo número. Não paro para ver melhor e captar as coisinhas advindas, apenas me permito deparar com as vivalmas com quem me cruzo. Há um homem que parece ter vivido no tempo antes dessa data, tem grandes sulcos no rosto devido ao passar de muitos anos e/mas uma expressão feliz. Há um homem que não parece ter vivido no tempo antes dessa data com consciência da opressão, aparenta ser tão quarentão quanto eu, ostentando portanto um ar menos carregado de anos que a vivalma anterior. A gente desta idade não se lembra da opressão, a memória pode invocar imagens, como é o meu caso, que vejo soldados de espingarda em riste junto ao Aeroporto de Lisboa, porque nessa manhã calhou ir esperar o meu pai que viria num avião. Não fora esse acaso e estou certa que não teria memória nenhuma do 25 de abril de '74.

A Liberdade é uma quarentona valente e decidida. Pergunto. Pergunto porque não sei.

Abril de '74

Na avenida há uma exposição fotográfica aludindo aos 40 anos da Revolução. Não paro, apenas me permito cruzar-me com as vivalmas marchantes.
Vejo um homem tão quarentão quanto eu, ostentando portanto um ar menos carregado de anos que outras vivalmas. A gente quarentona desconhece esses tempos, a memória invoca imagens, como é o meu caso - vejo soldados de espingarda em riste junto ao Aeroporto de Lisboa, nessa manhã calhou ir esperar o meu pai que viria num avião. Não fora esse acaso e decerto não teria memória nenhuma da Revolução.

A Liberdade é uma quarentona valente e decidida. Pergunto.

4 comentários:

Manuel disse...

Prefiro o primeiro, não gosto que nos limitem.

redonda disse...

Gostei do Drable, mas mais do Não drable.

redonda disse...

E omiti um b no drabble e no não drabble :(

Gina G disse...

Eu também prefiro (e gostei mais de escrever) o primeiro, é mais desarranjado ou algo assim, mais bruto, mas normalmente encaro este tipo de 'coisa' como um desafio.

Arquivo do blogue