Na minha despensa havia um pacote de farinha torrada que comprei no senhor Adeodato há tanto tempo que creio firmemente não estar a exagerar se disser que foi há anos. Entretanto posso dizer que a minha mãe preparou imensas vezes papa de farinha torrada para alimentar o meu irmão, quando bebé, já eu, que vim meia dúzia de anos depois, não. Entretanto, devido à história algo tristonha desse tempo de vacas magras na juventude dos meus pais, um dia vi a farinha torrada à venda e toca de a comprar. Entretanto pesquisei na Internet como haveria de confecionar o bolo, pesquisa essa que também ocorreu seguramente há anos, e deparei-me com a frequente referência ao chocolate para juntar a esta farinha, não chegando mesmo assim a guardar nenhuma dessas receitas. E eis que hoje de manhã vi um dos episódios das 'Doces Iguarias de Rodolph' onde ele fez um bolo 'quatro amigos', que basicamente é feito com iguais quantidades de manteiga, açúcar, ovos e farinha, normalmente duzentos e cinquenta gramas de cada, sendo que os ovos são quatro. Então vai daí, com base nisto tudo inventei um bocado:
Bati 250 gramas de açúcar (usei branco) com 250 gramas de manteiga amolecida até ficar um creme quase branco, juntei os 5 ovos (eram pequeninos) um a um e por fim adicionei 250 gramas de farinha torrada, 50 gramas de cacau, 2 colheres de chá fermento em pó, que peneirara antes. Levei ao forno em forma untada e enfarinhada durante 40 minutos. Ah, tinha posto a corar uns 50 gramas de amêndoa picada e despejei por cima do bolo antes de o colocar no forno.
Entretanto já o provei, está bom, de facto a junção do torrado da farinha com o cacau é qualquer coisa de espectacular! Só não apresento foto porque entretanto escureceu e as fotos não iam ficar bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário