Este fim-de-semana fiz um bolo tão saboroso quanto opulento. Trata-se duma adaptação inspirada pelo programa do Rudolph (passa no canal 24 Kitchen), que apresentou uma sobremesa de banana chamada 'Tarte Banoffee'. E eu fiz um bolo, que a receita do Rudolph não diferia muito da minha receita de bolo de banana, bem como o caramelo, que é o mesmo, depois seria somente dedicar-me à cobertura, essa sim, diferente, e conseguiria uma variação do meu clássico bolo de banana.
Ora bem, dentre outros ingredientes, o bolo contém banana e caramelo (caramelo=toffee, daí a contração banoffee), uma combinação que me surpreendeu deveras, devo dizer que o caramelo deve ter nascido para combinar com banana, só pode.
A receita para confecionar tão bom bolo está abaixo das fotos.
Ingredientes para o bolo:
1 cup de óleo
4 ovos
1 ¾ cups de açúcar mascavado
4 bananas maduras
2 cups de farinha
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Ingredientes para o caramelo:
300 gramas de açúcar
200 mililitros de natas
100 gramas de manteiga
1 pitada de sal
Ingredientes para a cobertura:
400 mililitros de natas
raspas de chocolate q.b.
Confeção do bolo:
Bater o óleo, os ovos, o açúcar e as bananas previamente esmagadas. Adicionar a farinha, a canela e o fermento e misturar bem. Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada e levar a meio do forno, que deve estar a 180º, durante aproximadamente 40 minutos.
Confeção do caramelo:
Levar ao lume um tacho médio. Quando quente deitar açúcar de modo a cobrir a base do tacho. Quando todo o açúcar derreter e se apresentar duma cor acastanhada, tornar a cobrir o fundo com mais açúcar. Repetir até terminar todo o açúcar. Não mexer com colher, para ajudar na dissolução rodar o tacho de vez em quando. Depois de tudo derretido adicionar as natas, que devem estar aquecidas para o choque de temperaturas não ser tão eruptivo. Mexer até as bolhas abrandarem. Desligar o lume e juntar a manteiga, mexendo até esta derreter e tudo estar ligado. No fim, juntar uma pitada de sal para dar profundidade ao caramelo. Colocar num tabuleiro e deixar arrefecer.
Confeção da cobertura e montagem do bolo:
Bater as natas até estarem bem consistentes. Juntar metade do caramelo já meio arrefecido e mexer ligeiramente, se fios de caramelo solidificarem tanto melhor, que a apresentação fica ótima e a textura idem. Deitar esta mistura por cima do bolo, rudemente, sem parcimónia. Depois verter a outra metade do caramelo por sobre as natas e finalizar com raspas de chocolate.
Nota: é verdade que por estes dias andam a repetir os programas do Rudolph, mas eu tinha o episódio gravado desde 22 de dezembro do ano passado...