Como o 'Beijos de Bicos' a bem dizer é um livro de pequenos contos, e portanto chega-se a um final rapidamente, achei que não valia a pena trazê-lo para casa ao fim-de-semana, que ainda por cima pesa que se farta.
Cá em casa pus-me a ler 'Os Objetos Chama-nos', de Juan José Millás. É também ele um livro de pequenas histórias, e assim sendo não se me baralha a cachimónia. Deixo pequeno excerto:
«- O que aconteceu ao frango, mamã? - perguntei(...).
- Esquece-te do frango.
- Porquê? - insisti.
- Porque sim, porque é isso que te estou a dizer.
Como eu não era um rapaz especialmente difícil, obedeci e esqueci-me do frango até a minha mãe morrer. Ela tinha no terraço um vaso muito grande com umas sardinheiras que tratava cuidadosamente. Quando esvaziámos a casa, disse aos meus irmão que gostava de ficar com aquele vaso, e esvaziei-o para o transportar até à minha casa, pois mesmo sem terra era muito pesado.
Ao esvaziá-lo, encontrei os restos ósseos do frango, que fora evidentemente enterrado ali havia muitos anos. Por que razão a minha mãe fez aquilo com aquele animal? Jamais o saberei. Os pais, quando se vão, deixam mais mistérios que bens materiais.»
Sem comentários:
Enviar um comentário