Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Calendário

Preâmbulo
Diz a crença popular que os primeiros doze dias do ano determinam como cada mês ocorrerá em termos meteorológicos. Este ano resolvi apontar as condições atmosféricas de um a doze de janeiro, a ver como é. Fiz obviamente uns apontamentos sucintos e desprovidos de aprofundado conhecimento. Mas vamos a isso.

Dia 1
Sol todo o dia. Céu limpo. Mas mesmo limpo. Temperatura suportável por sobre a tarde, lembrando um típico mês de março.
Dia 2
Sol. Céu com fiapos de nuvens. Temperatura muito fria.
Dias 3 e 4
Sol e o caraças, dias muito bonitos, com um aspeto fantástico, principalmente quando vistos da janela do meu quarto. Um frio de rachar, portanto.
Dia 5
Dia de gelo, literalmente, os campos estavam brancos, o sol apareceu horas depois de nascer devido ao denso nevoeiro.
Dia 6
Houve nuvens cinzentas no céu, prenunciando a chuva. Que não caiu. Pois.
Dia 7
Um frio descomunal. Pavoroso. Mesmo de fugir. Solinho a partir da tarde, tão fraco que não mandou o frio embora, qual quê.
Dia 8
Um frio do caraças. Nevoeiro denso. Depois, sol. Isto sem conseguir derreter o frio, nem pensar.
Dias 9, 10 e 11
Dias muito soalheiros, com inesperado aumento da temperatura pela hora de almoço, um sol vivo e presente, acariciador e tudo. Tão bom. Mesmo bom para passeios, mesmo bom para pessoas que se sentiam avassaladas pelo frio de muitos dias consecutivos.
Dia 12, hoje
Pois que está sol e isso assim, está um frio do caraças, é um facto que não me larga, não diferindo portanto dos outros dias que já vivi este ano, mas está bom para andar por aí e coiso.

Ora bem, conclusão: caiu o mito. Qual dias correspondentes ao mês qual quê. Ou então este ano será pontuado por uma seca terrível, não choverá nem um só dia, a temperatura descerá desmesuradamente em julho e agosto e é em setembro que o calorzinho se faz chegar, indo a temperatura subir desalmadamente em outubro e novembro, para descer um pouquinho em dezembro. Bah.

Sem comentários:

Arquivo do blogue