Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fiz bolo


Hoje fiz um bolo, é isso mesmo que eu quero dizer. É quarta-feira e eu fiz bolo. Tive a tarde livre por causa de virem uns senhores cá a casa buscar-me a máquina da roupa que avariou, a malvada. Agora valha-me a vizinha de baixo, que é uma querida, no sábado lá vou eu descendo as escadas com sete quilos de roupa para ela ma lavar...
Fiz um bolo (acho que já toda a gente percebeu essa parte) de coco e anis e para isso inspirei-em nesta receita. Alterei umas coisinhas, claro, é meu costume, achei que na receita sugerida neste blogue havia açúcar e farinha a mais e manteiga e ovos a menos. Portanto, lá vai a minha receita:

Bolo de Coco e Anis Estrelado

Ingredientes para o bolo

6 ovos
200 gr de manteiga amolecida
400 gr de açúcar
400 gr de farinha
100 gr de coco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
250 ml de leite
1 colher de café de essência de anis
(também se pode ferver o leite com duas ou três florinhas de anis e deixa-se arrefecer completamente antes de adicionar ao bolo, esse será portanto o primeiro passo.)

Preparação

Bater a manteiga com o açúcar. Quando esbranquiçado adicionar as gemas uma a uma. De seguida juntar o coco, o leite, a farinha e o bicarbonato e por último as claras em castelo. Levar então ao forno em forma untada de manteiga e enfarinhada durante 40 minutos, mais coisa menos coisa.

Ingredientes para a cobertura

1 chávena e meia de leite
1 chávena de açúcar
100 gr de coco
1 colher de sopa de manteiga
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação

Ferver o leite com o açúcar. Adicionar o coco e a manteiga e deixar ferver até fazer ponto de estrada. No fim, juntar uma gema de ovo desfeita, mexendo rapidamente para não talhar. Aromatizar com a baunilha. Cobrir o bolo com este creme. Polvilhar com coco... Ou então não.

Sem comentários:

Arquivo do blogue