Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

domingo, 25 de outubro de 2015

E por falar em comida

E por falar em comida, eis que fiz, finalmente e também neste fim-de-semana, os pãezinhos em massa brioche que vi fazer no programa de tv do chef Raymond Blanc, no canal 24 kitchen, e que já tinha planeado fazer um dia, linque aqui. Pronto, ok, vá, não ficaram espetaculares, no entanto pareceram-me muito perto de bons pãezinhos. A confeção não foi difícil, ao usar a minha batedeira montes de espetacular seria de esperar pouca ou nenhuma dificuldade, mas o sabor está assim como que... Sei lá, não muito bom, vá, falta-lhe um toque qualquer, provavelmente algo que despoletará com a continuação de preparar estes pãezinhos.
Vamos à receita?
Vamos.
Está depois da imagem.


Pães em massa brioche

Ingredientes
500 gramas de farinha
10 gramas de fermento de padeiro
60 gramas de açúcar branco
10 gramas de sal
7 ovos
300 gramas de manteiga amolecida


Coloca-se a farinha de trigo na taça da batedeira, junta-se-lhe o fermento de padeiro, o açúcar e o sal. Aciona-se a batedeira numa velocidade lenta para misturar levemente estes ingredientes.
Deita-se os ovos e bate-se velozmente durante 5 minutos.
Passado este tempo reduz-se a velocidade da batedeira e junta-se aos poucos a manteiga amolecida e cortada em cubos. Novamente se aumenta a velocidade e se deixa a bater outros 5 minutos.
Seguidamente coloca-se a massa num recipiente alto, cobre-se com um pano e deixa-se levedar durante 1 hora.
Leva-se ao frigorífico por mais 1 hora.
É então que a massa se pode moldar em pequenos ou grandes pães, ou em forma de base de tarte. Em qualquer dos casos, pincela-se os topos ou os bordos com ovo para ficarem dourados com o calor do forno. E também bonitos. Mas ainda não é nesta fase que vai ao forno, depois de moldada e preparada a massa tem de repousar mais meia hora, coberta com o pano.
Chegada a hora de ir para o forno, onde vai estar mais ou menos 30 minutos, para saber quando é uma questão de se dar atenção à cor e também ao cheiro que emana. Julgo que quando o cheiro, seja lá do que for que tenhamos no forno, chega à sala ou então à outra ponta da casa, é porque está pronto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue