Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Do fim-de-semana

Fiz o leite creme. Não ficou lá muito bem, quero eu dizer que espessou pouco mas tinha um bom sabor, portanto não torno a basear-me na receita que usei e terei de encontrar outra mais conforme o meu gosto. Bom, na verdade não segui a receita à risca, usei duzentos gramas de açúcar branco em vez das duzentos e quarenta e cinco do de confeiteiro, assim sendo obviamente retirei peso, pois como se sabe o açúcar de confeiteiro é mais leve e para alcançar a densidade pretendida aumenta-se-lhe no peso, e usei seis gemas em vez das oito que estava escrito no papel, mas aí já foi por considerar que seis seriam o suficiente e também para baixar o custo.
Pronto, do leite-creme já falei/escrevi, já só falta as bolachas de avelã. São tão boas... Receita abaixo da linda imagem, receita essa que foi retirada de um pacotinho de açúcar da Sidul, desses do café, e foi encontradoa também num pacote de açúcar mascavado da mesma marca.


Torrei
100 gramas de avelãs
numa frigideira até lhes sentir o cheiro e ver estalar a pele. Deitei-as num pano, que dobrei, e esfreguei-as umas contras as outras para se lhes soltar o máximo de pele possível. Ao ser retirada a pele das avelãs, o seu gosto amargo e torrado não é tão intenso, ficando no paladar principalmente o verdadeiro sabor da avelã. Depois de concluir este processo piquei-as finamente.
Na taça da máquina coloquei
250 gramas de açúcar mascavado
e
200 gramas de manteiga amolecida
que bati até ficar um creme esbranquiçado. Deitei
2 ovos
um a um, e bati até ligar tudo. Concluída esta parte deitei
400 gramas de farinha sem fermento
e as
100 gramas de avelãs moídas
aos poucos e alternadamente, até formar uma bola de massa. É então chegada a hora de colocar esta bola no frigorífico pelo menos uma hora, ou, no caso de alguma pressa, meia hora congelador, não sem antes a espalmar um pouco, isso avançará a rigidez que se pretende com o frio. Depois estende-se e corta-se com formas giras ou feias, tanto faz, pode-se inclusive fazer pequenas bolas e pressionar o centro com o polegar, ou outro dedo qualquer. Leva-se a meio do forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, a uma temperatura de 180º, durante 10 minutos. Também se pode colocar uma avelã no centro de cada bolacha. Eu cá, numas pus, noutras não.
Ah, do gelado! Pois, achei melhor não o fazer e congelei as claras para uma próxima vez.

Sem comentários:

Arquivo do blogue