domingo, 29 de novembro de 2015

Dos queques

Fiz os queques de laranja que andei a anunciar não sei durante quantos dias no blogue, fiz sim senhores. São bons... ai perdão, são muito bons, sequinhos, densos e não muito açucarados. A repetir, que cá em casa tudo gostou deles.
A receita está abaixo da foto que tirei, onde aparecem molas de roupa e tudo, que eu para ter montes de luz por cima dos queques e da laranja fui à varanda e apoiei o prato no pequeno estendal. Ah, e a receita... Retirei dum pacotinho de açúcar da Sidul, de onde aliás copiei o texto, querendo com isto portanto dizer que não me esforcei para criar um texto meu onde explicaria uma receita. De nada, ora essa.




Queques de Laranja

Misture 250 gramas de açúcar moreno com 2 gemas, 1,5 colher de sopa de manteiga derretida e 2 decilitros de leite. Adicione 350 gramas de farinha, uma colher de chá de fermento em pó e mexa muito bem. Bata 2 claras em castelo e envolva. Deite raspa de laranja e um pouco de sumo. Unte as e formas de queque com óleo. Coloque massa nas formas e leva ao foro até que os queques estejam cozidos.

Notas:
Usei açúcar branco por conta do espólio do décimo andar, creio que por isso os queques ficaram tão claros
Peneirei os ingredientes secos, juntando ainda uma colher de café de gengibre em pó e uma colher de café de canela em pó
Usei a raspa de toda 1 laranja e o sumo de 1/2
Usei formas de queque, sim senhores, mas de papel e dispensei o unto
Deixei os queques no forno durante mais ou menos meia hora

1 comentário: