segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Bolachas de Tomilho

São fáceis de fazer e boas. Fáceis porque são feitas no processador. Boas para quem gosta de bolachas salgadas, portanto: não doces. Deixo receita abaixo da foto, não sem antes deixar uma nota explicativa deveras necessária:
Estas bolachas contêm queijo parmesão. O queijo, derretendo por força do calor do forno, e o iogurte, conferem às bolachas uma textura mole, quer isto dizer que o aspeto das ditas nunca parecerá cozido e ficarão sempre moles no centro, se bem que crocantes na extremidade. Tudo bem, ok, é mesmo assim.





250 garmas de farinha de trigo
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de chá de sal
100 gramas de manteiga amolecida
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 iogurte natural (125 gramas)
sementes de papoila quanto baste


Coloca-se os ingredientes secos no processador e pulsa-se ligeiramente. Junta-se a manteiga e o queijo, aqui deixa-se o processador atuar até que pareça que tudo se misturou, digamos que quanto tiver um aspeto assim como que esfarelado. É então que se adiciona o iogurte até se obter uma massa compacta. Retira-se do copo, molda-se num rolo e envolve-se em película aderente. Depois de ficar no frigorífico uma meia hora para solidificar, rola-se por cima das sementes de papoila (também se pode usar sementes de sésamo) que se espalhou sobre a bancada e corta-se em bolachas de mais ou menos um centímetro de espessura. Leva-se as bolachas ao forno a 180º durante 10 minutos.

Nota: esta receita foi inspirada no programa Prato do Dia do canal 24 Kitchen, cuja apresentadora é a Filipa Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário