sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Lugar da musa

Por não ter trabalhado de manhã não fui ao lugar da musa beber café mas como sou uma bloguista com ideias rascunhadas... Lá vai o que desenvolvi hoje com um assunto de ontem:
Ando a ver se decoro o bolo que está na página 70 do tal Livro do Chocolate, de Joanne Harris. Nessa página está um bolo sem farinha que quero também experimentar, do qual ainda não decorei o nome mas já decorei um pouco da história. Trata-se de uma experiência de um aprendiz de pasteleiro, há não sei quantos séculos atrás, que, na falta do mestre para confecionar uma sobremesa para um aristocrata qualquer, se safou, e bem safo, com um bolo de confeção simples mas de sublime sabor. Chocolate... Além do poucochinho da história que decorei, decorei também os ingredientes do bolo e os da cobertura. São eles, para o bolo:
5 ovos
250 gramas de açúcar mascavado
200 gramas de chocolate culinário
2 colheres de chá de café expresso
150 gramas de amêndoa em pó
Para a cobertura:
150 gramas de chocolate culinário
50 gramas de manteiga
1 colher de mel
Antes de mais dois ajustes:
Onde nos ingredientes para o bolo está café, eu conto colocar café expresso, ou então duas gotas de essência de café; onde nos ingredients para a cobertura está mel, originalmente a receita diz que se coloque gonden syrop, ora golden syrup não sei bem o que é, se bem que saiba queé um xarope dourado qualquer, e creio firmemente que pode ser substituído por mel, isto porque o golden syrup, quanto a mim, mais não fará do que dar consistência e brilho à cobertura.
A confeção:
A confeção não deve ser nada de extraordinário, presumo que se bata os ovos com o açúcar até ficar um creme muito arejado e claro, adicionando-se depois o chocolate derretido em banho-maria e o café e por último a amêndoa. Mexer e tal e levar ao forno como de costume, dever para aí uma meia hora ou 35 minutos. A cobertura suponho que seja levar tudo ao lume, em banho-maria, e deixar derreter, deitando depois sobre o bolo já desenformado. E cozido, calro. Um dia experimento. Ah, falta-me consultar o livro no sentido de saber o nome do bolo, isso é-me imprescindível, não gosto de meias-medidas nessa área. Segunda-feira trato disso, creio.

Sem comentários:

Enviar um comentário