terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolo de Banana e Manteiga de Amendoim

Experimentei fazer este bolo há uns dias, tinha visto no programa do Rudolph (canal 24 Kitchen) que a união de banana com manteiga de amendoim é divinal e de facto é. Não segui à risca a receita que vi na tv, para o bolo usei a minha fórmula de bolo de banana preferida e depois confecionei a cobertura mais ou menos como vi no programa. Uma vez que nem sempre são divulgadas as quantidades, baseei-me na minha experiência e calculei as quantidades de acordo com o volume que via.
Fiz como se lê abaixo da fotografia.


Ingredientes para o bolo:
1 cup de óleo
4 ovos
1 ¾ cups de açúcar mascavado
4 bananas maduras
2 cups de farinha
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Ingredientes para a cobertura:
200 gramas de manteiga amolecida
200 gramas de açúcar em pó
200 gramas de manteiga de amendoim amolecida
100 gramas de chocolate em barra
Confeção do bolo:
Bater o óleo, os ovos, o açúcar e as bananas previamente esmagadas. Adicionar a farinha, a canela e o fermento e misturar bem. Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada e levar a meio do forno, que deve estar a 180º, durante aproximadamente 40 minutos.
Confeção da cobertura:
Derreter o chocolate em banho-maria. Entretanto bater a manteiga com o açúcar em pó durante cinco minutos. Juntar a manteiga de amendoim e tornar a bater. Finalmente envolver o chocolate já derretido. Cortar o bolo ao meio e rechear com esta mistura, depois cobri-lo.

Nota: não o fiz mas em querendo pode-se dar um toque mais festivo ao bolo deitando fios de caramelo depois do creme espalhado e polvilhando-o com chocolate em pó. A receita para o caramelo está abaixo desta nota.
Ingredientes para o caramelo:
150 gramas de açúcar
100 mililitros de natas
50 gramas de manteiga
1 pitada de sal
Confeção:
Levar ao lume um tacho médio. Quando quente deitar açúcar de modo a cobrir a base do tacho. Quando todo o açúcar derreter e se apresentar duma cor acastanhada, tornar a cobrir o fundo com mais açúcar. Repetir até terminar todo o açúcar. Não mexer com colher, para ajudar na dissolução rodar o tacho de vez em quando. Depois de tudo derretido adicionar as natas, que devem estar aquecidas para o choque de temperaturas não ser tão eruptivo. Mexer até as bolhas abrandarem. Desligar o lume e juntar a manteiga, mexendo até esta derreter e tudo estar ligado. No fim, juntar uma pitada de sal para dar profundidade ao caramelo. Colocar num tabuleiro e deixar arrefecer.

Nota curiosa: o episódio de onde retirei inspiração para esta receita estava gravado na minha box desde 21 de dezembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário