sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bolo transformado



Fazer um creme de pasteleiro com 200 mililitros de leite,1/2 vagem de baunilha, 75 gramas de açúcar, 3 gemas de ovo,  15 gramas (1 colher de sopa bem cheia) de amido de milho (farinha maisena). 
Levar ao lume o leite com a vagem. Entretanto bater as gemas com o açúcar e o amido. Quando o leite levantar fervura adicioná-lo aos poucos à mistura. Depois pôr ao lume baixinho sem parar de mexer até engrossar.
Colocar num recipiente humedecido e cobrir com película. Deixar arrefecer.

Fazer um doce de fruta. Qualquer uma. Fiz de pêras, que tenho para aí pêras com fartura. 200 gramas de pêras, 100 gramas de açúcar, 1 decilitro de água. Levar ao lume até cozer, coisa que leva para aí uns 10 a 15 minutos. Quando pronto triturar. Deixar arrefecer. A trituração é ao critério do(a) boleiro(a) ou então depende da fruta.

Fazer um pão-de-ló com 125 gramas de farinha, 4 ovos, 125 gramas de açúcar e uma colher de chá de essência de baunilha. 
O processo não dá muito que pensar, é comum. 
Batem-se os ovos com o açúcar até duplicar de volume e esbranquiçar, seguidamente adiciona-se a farinha e a baunilha sem mexer muito para não amochar a massa. 
Levar ao forno a 180º durante 15 minutos numa forma redonda, untada de manteiga e polvilhada de farinha e com um disco de papel vegetal o qual se unta e polvilha também, impreterivelmente.

Depois de arrefecidos, juntar o creme e o doce e espalhar generosamente por cima do bolo que também já deve estar arrefecido. E desenformado.

Nota: este bolo foi transformado a partir duma receita do programa 'Doce Diário' do canal 24 kitchen. Veja-se: a receita original era torta de ruibarbo...

Sem comentários:

Enviar um comentário