sábado, 8 de junho de 2013

Pingos

Está um dia outonal, é dia de crumble. Sábado de crumble. O crumble é uma sobremesa de fruta com uma cobertura esfarelada que vai ao forno a cozer. O crumble de maçã talvez seja o mais conhecido mas pode confecionar-se com outros frutos como morangos, ameixas, pêssegos ou alperces. A receita que apresento resulta da minha experiência, é claro que fui observando como se faz mas nunca apontei as quantidades, digamos que faço esta sobremesa a olho. Até hoje. Hoje achei melhor apontar algures (no blogue) esta receita antes que se me abale da memória...

Descascam-se três maçãs e cortam-se aos pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que a cozedura seja uniforme. Acrescenta-se uma colher de chá de canela em pó, uma colher de café de gengibre em pó, uma colher de café de baunilha, raspa e sumo de uma laranja, raspa de um limão, um dedal de Frangélico ou licor de amêndoa amarga, ou ainda outro a gosto, como por exemplo vinho do Porto. Misturam-se bem estes ingredientes e colocam-se na base duma tarteira untada nas laterais com manteiga. Em seguida espalha-se 50 gramas de amêndoas descascadas, tostadas e laminadas. Reserva-se e passa-se ao passo seguinte.

Para o crumble juntar um cup de farinha, um cup de açúcar amarelo, um cup de flocos de aveia, 150 gramas de manteiga fria em cubinhos, 1/4 de cup de amêndoa moída, duas colheres de sopa de coco ralado, uma colher de chá de canela em pó, uma colher de café de baunilha, uma pitada de noz moscada. Com as mãos vai-se misturando a manteiga com os restantes ingredientes até tudo estar ligado e com um aspeto esfarelado. É então que se coloca a mistura por cima das maçãs de modo a que todas fiquem completamente cobertas. Vai ao forno uns quarenta minutos ou até as bordas se apresentarem alouradas.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário