quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Profiteroles à minha maneira

Há meses que ando para fazer profiteroles. De vez em quando encontro receitas nos livros ou revistas que folheio, ou, vendo os meus programas de tv favoritos, lá estão os pasteleiros confecionando uma massa mole e amarelada, e o processo é o mesmo, sistematicamente. Com o desenrolar do tempo, de tanto ver livros, revistas e tv, concluí que esta massa dá para fazer os almejados profiteroles, bem como sonhos, churros, bolas de berlim, tortilhas, massa de rissóis, fritos de canela (sugestão da minha sogra) e bolos doutros nomes que não decorei, sendo que a dita massa é sempre confecionada da mesma maneira, apenas mudando a introdução ou não de ovos, modo de cozedura; o recheio e/ou a cobertura.
E os meses iam passando e a minha vontade de experimentar ia crescendo e depois esmorecendo. Até um dia. No domingo lá me aventurei usando a receita de toda a gente, por assim dizer, bem como o recheio dos profiteroles, que através do mesmo processo, ou seja: puramente observando, percebi que não passa dum vulgar creme de pasteleiro. Então e aquele soberbo molho de chocolate que escorre por cima dos profiteroles? Nada que um pouco de chocolate e natas (vulgo ganache) não resolvam...
Receita abaixo da foto.


Massa

½ cup de água
½ cup de leite
1 noz de manteiga
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 pau de canela
1 cup de farinha
4 ovos

Levar ao lume todos os ingredientes exceto a farinha e os ovos. Quando levantar fervura introduzir a farinha toda duma vez e mexer vigorosamente até formar uma bola.
Retirar do lume e colocar a massa na batedeira até arrefecer um pouco. Aqui aconselho que entretanto se confecione o creme de pasteleiro (ver receita abaixo).
Depois de a massa arrefecer um pouco juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Quando pronta, introduzir a massa num saco de pasteleiro com o bico redondo e formar pequenas bolas espaçadas entre si, num tabuleiro forrado a pepel vegetal.
Colocar em forno quente durante 30 minutos. Os profiteroles têm de estar bem dourados e estaladiços, só assim aguentam o recheio.

Recheio

¼ lt de leite
1 vagem de baunilha
3 gemas
100 gr de açúcar
2 colheres de sopa de farinha (não rasas)

Num tachinho colocar o leite e a vagem e levar ao lume.
Entretanto numa tigela bater as gemas, o açúcar e a farinha.
Quando o leite estiver bem quente, mas sem que esteja fervendo, junta-se a mistura de ovos e mexe-se até engrossar um pouco. Assim que fizer bolhinhas, retira-se do lume imediatamente para não talhar.
Logo que os profiteroles estejam em maneiras de lhes poder mexer, abrir um furinho e introduzir o recheio com a ajuda dum saco de pasteleiro. E falta o molho…

Molho

Cozinhar em banho-maria 200 gramas de chocolate e 200 mililitros de natas até tudo se dissolver. Depois… Regar os profiteroles! Açúcar em pó como toque final também me parece muito bem…

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário